Pois é... às vezes é preciso desabafar.

Publicada em 16:04 - 15/04/2015 por PenelopeC

Olá, pessoal. Para quem não sabe, sou a PenélopeC., integrante da InSUBs, tradutora, revisora e administradora. Já faço parte da equipe há alguns anos, e de tempos em tempos acontece algo como os eventos de hoje, que me fazem parar, pensar e analisar profundamente esse mundo virtual em que todos vivemos. E desde ontem à tarde tive tempo para pensar no que escreveria aqui.

Eu fiquei muito chateada, de verdade, com as coisas que li na internet. Acho um absurdo alguém falar que é uma falta de respeito uma equipe de legendas postar algo 4 ou 5 dias depois que o episódio foi ao ar. Ao mesmo tempo, fico me perguntando se essas mesmas pessoas entram em contato com Warner, Sony, Universal e cia. para dizer que está demorando muito lançarem os novos episódios das séries. O mundo hoje está muito intolerante.


De onde as pessoas tiram uma ideia louca de que têm o direito de cobrar por algo que têm acesso de graça? Por algo que é feito no tempo livre das pessoas, que deixam de estudar, de trabalhar, de estar com a família para poderem estar no computador legendando? Cobrar por algo que é uma contribuição pessoal, sempre, para que pessoas que não conheçam o inglês ou que possuam uma deficiência auditiva possam acompanhar suas séries?
 
Sinceramente, às vezes esse tipo de atitude cansa. Então resolvi esclarecer alguns pontos.
 
-> Todas as séries da InSUBs são postadas no máximo até 7 dias depois de um episódio ir ao ar. Se você é uma pessoa ansiosa, aqui vai uma sugestão: pense que o episódio só vai ao ar na semana seguinte. Assim, quando a legenda sair antes, será uma ótima surpresa, não é mesmo?
 
-> As legendas que postamos seguem um padrão. Quantidade de caracteres por linha (alguns players de vídeo não leem linhas grandes demais), quantidade de caracteres por segundo (para garantir que tudo seja legível em um tempo mínimo. Outro dia assisti um filme na TNT que devia ter uns 50 cps, garanto, não é divertido, e acabei tendo que ver dublado). Quebra de linha e spotting, termos complicados, mas que garantem uma leitura de qualidade e o mínimo de interferência no raciocínio. E também a uniformidade da legenda, padronizando os termos falados. Então, entendam, para deixar uma legenda redondinha assim, leva tempo.
 
-> Mais uma vez, repito, o que fazemos é de graça! Não ganhamos nem um centavo com isso, muito pelo contrário: perdemos tempo, abrimos mão de certas coisas, nos descabelamos para encontrar as traduções mais adequadas.
 
-> Legendar é um hoby! Não temos nenhuma obrigação de fazer isso, não somos profissionais e nem temos intenção de ser. Nosso único compromisso é o prazo de 7 dias. Não adianta pedir para sair antes, cada série tem a disponibilidade diretamente proporcional ao tempo que o revisor possui para revisar legendas. Alguns têm mais tempo, outros têm menos.
 
-> Sim, priorizamos séries mais baixadas. Cuidamos de algo em torno de 25 séries, é humanamente impossível fazer todas em 24h. Lembrem que os legenders também possuem vida, escola, trabalho, faculdade, namorado(a), família... Arrow, The Flash, Grey's Anatomy têm a sorte de possuírem revisores com tempo livre no dia seguinte que as mesmas vão ao ar, e por isso conseguimos postar com mais rapidez. Séries com menos visibilidade não sairão tão rápido.
 
-> Séries jurídicas são muito difíceis de traduzir. O direito dos EUA é totalmente diferente do direito brasileiro, e isso complica muito a vida dos tradutores e revisores, que precisam encontrar um jeito de usar uma palavra que seja mais conhecida por aqui.
 
-> Fazemos legendas porque gostamos. Não é para sermos famosos, nem pra ter mais download, nem para ter nosso nome na página principal do legendas.tv. Legendamos porque gostamos, ponto.
 
-> Entendemos que todos querem a legenda o quanto antes. Mas, infelizmente, isso não é possível. Seria muito legal se todos aprendessem a ter um pouco mais de paciência. Xingar a equipe não agiliza o processo, garanto. Só nos deixa mais tristes e desmotivados para legendar.
 
-> Se alguém coloca na internet uma legenda antes de nós, ótimo. Não pedimos exclusividade nem forçamos ninguém a assistir com nossas legendas. Mas tomamos muito cuidado para sempre disponibilizar legendas de qualidade, mesmo que isso signifique um atraso na postagem da mesma.
 
Enfim, queridos floquinhos de neve. Vamos colocar mais amor no coração? Mais compreensão e paciência? Mais carinho? E vamos aprender a respeitar o próximo, vamos nos esforçar para sermos pessoas mais tolerantes?
 
Um beijo dessa revisora que está cansada e mais uma vez pensando em parar de legendar.
 

Outras postagens



Comente

Parceiros

Podcast

Facebook

InSUBs - Qualidade é InSUBstituível © 2007 - 2017 - Termos e condições de uso.