Oscar Nominees - Get Out!

Publicada em 16:03 - 04/03/2018 por PenelopeC

Último fílme! Daqui a algumas horas começará a premiação mais valorizada do cinema, e aqui iremos falar um pouco de um dos filmes mais incríveis entre os que foram indicados este ano. Esperamos que tenham gostado desta série especial, e nos vemos mais tarde!

 

Just because you're invited, doesn't mean you're welcome.

Corra! é asfixiante, e mesmo tendo uma história um tanto quanto fictícia, faz uma conexão com a realidade, trazendo sutilmente uma mensagem anti-racista, como se não fosse o objetivo do filme, apenas lembrando que o racismo existe, e é rotineiro pra quem convive com ele.

Quando a história vai se explicando aos poucos (e o espectador já está completamente ansioso), vamos entendendo vários momentos simbólicos que o filme já havia mostrado, mas ainda não fazia tanto sentido. O racismo do filme remete à ideia de não-humanidade do povo negro, onde o corpo deles é negociável e a alma facilmente vendida.

Os brancos têm a visão, no filme, de que seria uma honra para um ser inferior - um negro - passar a fazer parte da família branca e superior pelas suas capacidades, algo que me lembrou muito "o fardo do homem branco", ideia propagada pelos eurocentristas, nos seus tempos. Sem esquecer que a Academia é racista, que Hollywood é deplorável, um filme como Corra! indicado é uma vitória.

Mesmo o filme não sendo (thanks God) pura lacração pós-modernx, ele traz algo importantíssimo: representatividade e vitória para um povo que tanto sofre. Um filme visualmente bonito, amedrontador, com atuações impecáveis, uma trama criativa e interessante, uma mensagem política extremamente atual e inteligentemente colocada, com certeza merece muitas premiações na noite.

 

Ziggy

 

 

Minha primeira reação: WTF?!?!?! Eu me surpreendi as terminar o filme e me dar conta de que ele foi indicado ao Oscar. Não só por ter sido um filme que dá visibilidade aos negros (e discute o racismo de uma maneira um pouco diferente), mas também por ser um suspense muito bem feito, e totalmente diferente do que vi nos outros indicados. 

Eu ainda acho que a tentativa do Oscar de trazer mais pessoas negras para a premiação continua sendo forçada. Mas, por outro lado, eu também acho que, mesmo sendo forçada, é melhor do que nada. Ver atores negros pouco conhecidos em papel de destaque dá um novo fôlego e frescor às telas. Tenho várias ressalvas para esta discussão,  mas essa indicação foi merecida.

Atuações ótimas, muito bem filmado, e me deixou boquiaberta. Está nos top 3 para mim.

 

PenélopeC.


Outras postagens



Comente

Parceiros

Podcast

Facebook

InSUBs - Qualidade é InSUBstituível © 2007 - 2018 - Termos e condições de uso.