O assunto de hoje é treinamento

Publicada em 05:11 - 14/11/2016 por LukeG

Todos nós gostamos de assistir nossas séries com uma legenda que nos respeite como espectadores e respeite a série em si. Mas acontece, pessoal, que uma legenda com qualidade InSUBstituível demanda não apenas tempo, mas um trabalho que vai além de traduzir, sincronizar, revisar e postar a legenda no site.

Nossas legendas são feitas por várias pessoas. Todas entram como rookies e são treinadas até se tornarem bons legenders, pré-revisores e revisores. Esse treinamento é um trabalho desconhecido por muitas pessoas. Por isso, vou falar um pouco sobre ele.

Onde começa o treinamento de um legender? Ele começa logo que uma pessoa é escolhida para fazer parte da equipe, porque é nesse momento que somos apresentados aos processos e padrões que garantem que a legenda da sua série linda tenha uma boa qualidade. A partir disso, começamos a engatinhar no mundo das legendas.

O próximo passo do treinamento é a revisão de cada episódio postado. Ela é a base para que os revisores avaliem o progresso de cada um e para determinar quem permanece ou não na equipe. É também a partir da revisão que somos informados sobre nossas deficiências.

Depois que uma legenda é postada no site, todos os que trabalharam nela recebem uma nota e observações sobre quais aspectos precisam melhorar, sejam eles a interpretação do idioma original, gramática e ortografia ou sincronia. Essas observações garantem que cada um desenvolva habilidades para se tornar um legender experiente.

Sou um membro da equipe há pouco tempo e, como todos aqui, entrei como rookie. Por isso, vou contar uma historinha pessoal.

Atualmente participo na produção das legendas de Blindspot e Grey’s Anatomy, séries com vocabulários bem distintos. Então mostrarei o ponto de visa de um rookie sobre o esforço envolvido por trás de séries assim.

Blindspot é uma mistura de série policial com drama. Aí vem a pergunta: Quantas expressões policiais você, amigo leitor, conhece em português? Eu não conhecia muitas antes de Blindspot. Agora imagine ter que se familiarizar com expressões que só são usadas no meio policial e investigativo nos Estados Unidos.

Grey’s Anatomy dispensa apresentações. Todo mundo já assistiu pelo menos um episódio na vida. O que é um mesentério? O que é uma anastomose? O que é um mixoma?

Além de tais expressões características de determinado meio, existem ainda as gírias e expressões idiomáticas que podem complicar bastante a nossa vida.

Entenderam como pode ser difícil produzir uma boa legenda e por que precisamos do apoio e do treinamento dos membros mais antigos?

Mas por que falar sobre isso? Porque percebe-se que muita gente ainda pensa que o processo de legendagem é rápido, quando na verdade não é rápido e pode ser muito desgastante dependendo da série e da habilidade de cada um. Alguns acreditam que, por fazermos legendas por hobby e não recebermos nada por isso, nosso trabalho não tem a mesma qualidade de uma legenda profissional. Mas é aí, little flakes, que vocês se enganam. Existe todo um processo de avaliação e desenvolvimento pessoal nos bastidores da InSUBs. Somos cobrados, e muito, pela qualidade.

Nós entendemos que existe a ansiedade pela postagem da legenda da sua série favorita. Mas esperamos, por outro lado, que vocês entendam que se uma legenda ainda não foi postada, é porque ela está sendo carinhosamente produzida e revisada, e que pessoas estão sendo treinadas para continuarem legendando com qualidade, mesmo que isso custe um pouco mais de espera.

Então é isso.

Logo nos encontramos de novo em mais uma weekly.

E lembrem-se: qualidade é sempre InSUBstituível.


Outras postagens



Comente

Parceiros

Podcast

Facebook

InSUBs - Qualidade é InSUBstituível © 2007 - 2017 - Termos e condições de uso.