Números

Publicada em 18:07 - 27/07/2014 por PenelopeC

Alguém já parou e disse: "Poxa, mas aquela série que foi cancelada era tão legal! Eu gostava tanto!". E depois: "Aquela porcaria que ninguém assiste já está na 23ª temporada, e a série mais maravilhosa do mundo foi cancelada na 2ª."

Pois é. Uma coisa muito importante é pensar em como é o gosto dos americanos. Lá, se uma série tem uma audiência é muito baixa, eles cortam sem dó nem piedade (tipo Bad Teacher, que foi cancelada depois que o 3º episódio foi ao ar). E, vamos combinar: o modo e custo de produção de séries americanas é bem diferente do que as novelas brasileiras. Aliás, as novelas são bem importantes nisso tudo. Mas vamos por partes.

Busquei na internet e encontrei as séries mais assistidas nos EUA (as 10 primeiras são de TV aberta e as 10 últimas são da TV a cabo) entre as que estão no ar atualmente (não considera Dexter, Breaking Bad, e afins). Vale lembrar que lá as séries são consumidas tanto nas TVs abertas quanto nas TVs a cabo, enquanto que aqui no Brasil as séries passam prioritariamente na TV a cabo. Tirando algumas exceções, claro, como Supernatural no SBT e 24h na Globo. Até temos algumas séries brasileiras, como A Grande Família, Tapas e Beijos, O Caçador, e por aí vai.

Mas, vamos voltar aos números. Como aqui no Brasil não temos nenhum tipo de medidor de audiência que preste, usei como parâmetro os downloads no legendas.tv. Vou deixar bem claro: isso é uma comparação totalmente parcial e sem nenhum parâmetro estatístico. 

 

 

Dá pra perceber que são dois mundos totalmente diferentes, não é? Os americanos preferem muito mais as séries policiais, enquanto que brasileiros preferem séries que tenham história, seguindo um pouco a base das novelas. Isso de cada episódio ser algo novo não dá muito ibope em terras tupiniquins. Por aqui, levando em conta também enquete realizada via facebook da InSUBs (novamente, sem seguir nenhum rigor estatístico), a série estrangeira preferida é Game of Thrones. Seguida de perto por The Walking Dead e The Big Bang Theory.

 

Realmente, sem sombra de dúvida, são duas realidades completamente diferentes (como The Last Ship tem a mesma audiência que Game of Thrones lá fora??). Por isso que, muitas vezes, as séries que gostamos mais de acompanhar acabam logo, e algumas que possuem poucos fãs (Law& Order: SVU, por exemplo) já está seguindo para sua 16ª temporada.

 

E descobri algo mais interessante: meu gosto é muito mais parecido com o dos americanos do que com o dos brasileiros. Adoro séries policiais. Só não falo de Game of Thrones porque não comecei a assistir (vou ler os livros primeiro) e de Walking Dead (não tenho a menor vocação para séries de zumbis ou de vampiros). Mas adoro CSI, Law & Order, e até séries médicas que seguem o mesmo estilo, como House (que revisei).

 

E você? Qual é o seu estilo? Qual é a sua série favorita?

 

(Prometo que depois conto quais são as minhas séries guilty pleasure, só falei das legais por enquanto)


Outras postagens



Comente

Parceiros

Podcast

Facebook

InSUBs - Qualidade é InSUBstituível © 2007 - 2017 - Termos e condições de uso.